19/12/2018 às 17:15:00
Prefeitura orienta a população a economizar água

A Prefeitura Municipal de Sabino vem por meio deste comunicar que a interrupção no fornecimento de água em 18/12/2018 foi em decorrência de baixo nível de água no Poço de Abastecimento, localizado ao lado do Centro Esportivo Ary Sabino.
Com o nível de água baixo a bomba continua trabalhando com velocidade normal, e sem a passagem da água, força o motor da bomba queimando-a.
A troca da bomba foi realizada ontem, algumas residências já estão com o fornecimento normal, pois depende da localização.
Pedimos a colaboração de toda a população para fazer o uso racional da água.
Agradecemos a compreensão de todos.

A falta de chuvas reduz a recarga do Aquífero Adamantina, aquífero de onde é retirada a água para o abastecimento público na cidade. Por isso a Prefeitura Municipal de Sabino orienta a população a racionalizar o uso da água para evitar o desperdício e o desabastecimento na cidade.
Veja algumas ações que podem reduzir o consumo:

Banho
Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboam as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. Reduzindo um minuto do seu banho, você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Em Sabino, onde vivem 5.422 habitantes, a economia pode chegar a 17 mil litros de água por dia.

Calçada
Não use a mangueira como vassoura hidráulica, primeiro varra e coloque os resíduos sólidos em sacolas. Instale um esguicho na mangueira, assim evita o desperdício de água, Não lave o asfalto com a água da mangueira, se quiser reduzir a poeira utilize a água de reuse, proveniente da lavagem das roupas.

Louça
Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utilize água corrente somente para enxaguar.

Roupa
Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão use 1 (um) balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso mantenha a torneira do tanque fechada. Enxágue também utilizando 1 (um) balde e não água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágues.

Torneiras
Instale torneiras com aerador, “peneirinhas” ou “telinhas”, na saída da água.

Vaso sanitário
Não acione demais a descarga do banheiro (no caso de acionadores por válvulas).

Verduras
Para lavar verduras, use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

Jardins e plantas
Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Você pode economizar 96 litros se tomar estes cuidados:
•   Cultive plantas que necessitem de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas);
•   Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã;
•   Evite lavar o carro com mangueira. Utilize balde.
•   Molhe a base das plantas, não as folhas;
•   Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação;
•   Use uma mangueira com esguicho tipo revólver;
•  Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Isso diminui a perda de água;

PREVISÃO DE TEMPO
Cidade de Sabino / SP
26/06/2019

17°C MIN 30°C MAX
27/06/2019

17°C MIN 31°C MAX
28/06/2019

18°C MIN 31°C MAX
29/06/2019

18°C MIN 31°C MAX
30/06/2019

18°C MIN 32°C MAX
01/07/2019

18°C MIN 32°C MAX
Receba os informativos
da Prefeitura em seu e-mail
Mapa Rua: Olavo Bilac, Nº 740
Sabino / SP - CEP: 16440-000
Atendimento Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 12h às 17h.
Telefone Telefone para contato:
© Copyright Instar - 2006-2019.